Dicas de Segurança em WordPress

É comum ouvirmos falar que por conta do WordPress ser open source, o mesmo é vulnerável a todo o tipo de eventualidade. Isso, certamente, não é real e existem inúmeras formas de proteger o seu site do ataque de hackers.

Um fato interessante é na maioria das vezes não é nem culpa do WordPress, mas sim dos indivíduos que operam a página. Existem algumas atitudes que, como proprietário de um site, é primordial que sejam tomadas.

Sendo assim, você sabe quais são as contrapartidas necessárias para garantir a segurança do seu site? Separamos algumas dicas importantes para você ter um ambiente seguro.

Seguem algumas dicas para aumentar a segurança do seu site baseado no WordPress:

Varia a página de login

postar página Dicas de Segurança em Wordpress Varia a página de login - Dicas de Segurança em Wordpress

Os sites, de maneira geral, têm uma página padrão para o acesso ao backend do mesmo. Basta inserir o URL padrão do site e adicionar no final /wp-login.php ou /wp-admin/.

Dessa forma fica mais muito simples para os hackers encontrarem a página e realizar ataques de força bruta, por exemplo. Essa é a estratégia mais básica para evitar que surpresas indesejadas.

Autenticação de dois fatores

postar página Dicas de Segurança em Wordpress Autenticação de dois fatores - Dicas de Segurança em Wordpress

Essa é uma das maneiras mais interessantes de proteger não só o seu site, mas diversos outro aplicativos que venha a utilizar, como o telegram, por exemplo.

Você pode decidir quais são essas autenticações, desde a resposta para uma pergunta secreta, até mesmo um código secreto, etc.

Login com o e-mail

postar página Dicas de Segurança em Wordpress Login com o e mail - Dicas de Segurança em Wordpress

Um e-mail é algo mais complexo de prever que um simples nome de usuário. Dessa forma, utilizar esse recurso deixa o seu site mais seguro.

Para usar esse recurso basta utilizar o plug-in login por e-mail do WordPress e instala-lo, é bem simples de utilizar.

Tenha senhas fortes

postar página Dicas de Segurança em Wordpress Tenha senhas fortes - Dicas de Segurança em Wordpress

Utilizar senhas previsíveis é algo que certamente compromete a segurança do seu site. Nesse sentido, você pode utilizar recursos como geradores de senha para isso.

Um bom recurso é o Lastpass, ele cria e armazena as suas senhas, assim você não corre o risco de esquecer ou precisar anotar na sua agenda por exemplo.

Utilize um SSL

postar página Dicas de Segurança em Wordpress Utilize um SSL - Dicas de Segurança em Wordpress

Essa sigla significa Secure Socket Layer e pode ser utilizada para proteger o painel de administração do seu site. Você pode comprar de algumas empresas ou encontrar um certificado SSL gratuito.

Isso traz benefícios até para o seu ranqueamento no Google!

Tenha um backup

postar página Dicas de Segurança em Wordpress Tenha um backup - Dicas de Segurança em Wordpress

Não importa quantas medidas de segurança sejam adotadas, inúmeros problemas ainda podem acontecer. Sendo assim, tenha um serviço de backup e o faça corriqueiramente para que você possa restaurar o seu site no caso de problemas.

Esses podem ser gratuitos ou pagos, contudo, é importante estar sempre atento a isso e procurar a melhor solução para você.

Atualize regulamente

postar página Dicas de Segurança em Wordpress Atualize regulamente - Dicas de Segurança em Wordpress

Atualizações de plugins e do próprio WordPress é extremamente importante, pois normalmente os mesmos vêm com patches de segurança importantes que dificultam a ação de hackers!

Gostou do texto de hoje? Continue acompanhando o nosso blog para mais informações de segurança para o seu site!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *