Problemas de processador e velocidade no windows

Problemas de processador e velocidade no windows

O processador nada mais é que um chip blindado que raramente apresenta defeito, justamente pela sua característica de ser algo completamente blindado e inacessível. Contudo, problemas externos podem fazer com que o processador do seu computador não funcione como esperado.

Normalmente, os problemas com o processamento se apresentam justamente quando o “cérebro” do seu computador necessita entregar mais performance. Como jogos ou programas de edição de vídeo, por exemplo.

Curioso para saber quais podem ser esses problemas? Continue lendo esse texto, te esclareceremos diversas possibilidades!

O que pode ocasionar problemas de processamento

Como falamos anteriormente, existem muitos fatores que podem atrapalhar o bom funcionamento do processador do seu computador, a grande maioria sendo fatores externos:

Superaquecimento

Quando a ventoinha (cooler) não está funcionando apropriadamente ou a pasta térmica que fica entre o processador e essa peça endurece, a temperatura no chip aumenta bastante, afinal de contas, ele tem que trabalhar bastante para manter todos os programas funcionando.

Isso resulta em travamentos ao até na completa inutilização (temporária) do computador. Normalmente isso acontece em tarefas mais pesadas, e a insolvência desse problema pode “fritar” o processador.

Muitas vezes isso é causado pela sujeira presente no pc ou notebook, mas também pode ser causado por problemas internos de distribuição de energias junto a fonte ou a placa mãe.

Possíveis vírus

postar página Problemas de processador e velocidade no windows Possíveis vírus - Problemas de processador e velocidade no windows

Inúmeros malwares fazem com que o seu processador seja demasiadamente utilizado, seja porque essa é sua função ou por consequência do seu real objetivo: roubar dados.

De qualquer forma, a presença desses vírus pode sobrecarregar o poder de processamento do seu pc, resultando em lentidão, problemas de estabilidade, travamentos e, em último caso, até mesmo superaquecimento.

Tudo isso pode diminuir a vida útil do seu computador enquanto, danificando peças primordiais para o funcionamento da máquina.

Nesses casos é interessante utilizar um antivírus e realizar uma varredura completa do seu computador. Em casos extremos é até interessante reinstalar o sistema operacional para garantir que tudo foi zerado.

Dicas para melhorar a performance do seu computador windows

Ambos os fatores citados acima são as principais causas de problemas de processamento. Agora vamos a algumas dicas para melhorar o desempenho do seu pc!

Mantenha as ventoinhas sempre limpas

postar página Problemas de processador e velocidade no windowsMantenha as ventoinhas sempre limpas - Problemas de processador e velocidade no windows

É inevitável que a poeira se acumule dentro de computadores, especialmente se tratar-se dos gabinetes. Nesse sentido, abri-los e realizar uma limpeza completa utilizando pinceis ou ar comprimido é algo que deve ser feito com alguma regularidade.

Instalar múltiplas ventoinhas também vem bem a calhar.

Verifique os processos

Abra o gerenciador de tarefas do Windows utilizando as teclas Ctrl + Shift + Esc e verifique quais são as tarefas que estão utilizando mais do seu processador. É muito comum deixar softwares abertos que não precisamos.

Definindo prioridades

No mesmo gerenciador de tarefas você pode determinar prioridades para a execução de tarefas, fazendo com que o seu computador a deixe de lado a menos que você esteja utilizando.

Retire alguns programas da inicialização do Windows

postar página Problemas de processador e velocidade no windows Retire alguns programas da inicialização do Windows - Problemas de processador e velocidade no windows

Ainda no gerenciador de tarefas você pode desativar a inicialização automática de vários aplicativos. É comum que eles já venham com a função de “iniciar ou inicializar”, contudo nem sempre te é útil.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas como essas!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *